terça-feira, 14 de agosto de 2012

Não tenha medo...


Não tenha medo das provações!


 Esta verdade que está no livro do Eclesiástico, cap. 2, foi confirmada na vida do padre Léo.

Viveu concretamente o que pregou naquele acampamento de Pentecostes, em Cachoeira Paulista, no dia 19 de maio de 2002, com o tema: “Batizados no fogo do Espírito”.

Padre Léo experimentou o fogo da provação, no ano de 2006, passou pelo sofrimento, pelo exílio sem sair de sua terra, para levar a sério a escolha de Deus por ele. Precisava ser provado no fogo do Espírito Santo, para ser purificado e, ter um novo relacionamento com Deus. A experiência da comunhão com Deus também é vivida através de situações de dor, sofrimento e angústia.

"Para que o ouro fique puro, só existe um jeito: botar no fogo. Mas é um processo muito doloroso, pois sabemos que o fogo queima e quando queima dói". Começa então a prova amarga da quimioterapia, o fogo que queimou seu corpo com todos os seus efeitos colaterais. O fogo purificador que transforma e salva.

"Como se mata o câncer senão com o fogo? O que é a radioterapia? É um fogo que vai irradiar na área ferida e queima". O seu sofrimento era enorme, pois ao lado da quimioterapia, fazia um tratamento para recuperar a visão, por conta de um vírus, e para melhorar as dores nas pernas, pois as células cancerosas haviam atingido o fêmur direito, levando-o a muitas sessões de radioterapia.

"O ouro quanto mais fogo, mais ele se purifica. O santo quanto mais dificuldade, mais santo ele fica". Aqui vemos algo extraordinário. Se quisermos ter um profundo conhecimento de Deus, temos que ter comunhão com Ele. A cada dia o seu corpo ficava mais debilitado, mais decaído, porém a sua alma, a cada dia se renovava. A Luz de Cristo transparecia nele. É a alma do homem repousando em Deus. É a chama da esperança, a chama da fé.

"Nós não devemos ter medo da provação". E citando São Paulo: “a provação gera constância, a persistência gera a esperança e a esperança não decepciona". Sofrer e morrer com Jesus é exercitar a paciência, a fortaleza para perseverar na esperança de ressurgir com Ele. A esperança libertadora é a certeza da ressurreição. É na esperança que somos salvos. A sua fé foi provada no fogo, manteve-se firme naquilo em que acreditava. E hoje contempla a Glória do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário