quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Leituras da missa de hoje...

Primeira Leitura
Ez:34,1-11;


1.A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
2.filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; dize-lhes, a esses pastores, este oráculo: eis o que diz o Senhor Javé: ai dos pastores de Israel que só cuidam do seu próprio pasto. Não é seu rebanho que devem pastorear os pastores?
3.Vós bebeis o leite, vestis-vos de lã, matais as reses mais gordas e sacrificais, tudo isso sem nutrir o rebanho.
4.Vós não fortaleceis as ovelhas fracas; a doente, não a tratais; a ferida, não a curais; a transviada, não a reconduzis; a perdida, não a procurais; a todas tratais com violência e dureza.
5.Assim, por falta de pastor, dispersaram-se minhas ovelhas, e em sua dispersão foram expostas a tornarem-se presa de todas as feras.
6.Minhas ovelhas vagueiam em toda parte sobre a montanha e sobre as colinas, elas se acham espalhadas sobre toda a superfície da terra, sem que ninguém cuide delas ou se ponha a procurá-las.
7.Pois bem, pastores, escutai a palavra do Senhor:
8.por minha vida - oráculo do Senhor Javé -, já que por falta de pastor foram minhas ovelhas entregues à pilhagem, e serviram de pasto às feras, pois os meus pastores não têm o mínimo cuidado com elas, e que, em vez de pastoreá-las, só têm procurado se fartar eles próprios,
9.por isso, escutai, pastores, o que diz o Senhor:
10.Eis o que diz o Senhor Javé: vou castigar esses pastores, vou reclamar deles as minhas ovelhas, vou tirar deles a guarda do rebanho, de modo que não mais possam fartar a si mesmos; arrancarei minhas ovelhas da sua goela, de modo que não mais poderá devorá-las.
11.Pois eis o que diz o Senhor Javé: vou tomar eu próprio o cuidado com minhas ovelhas, velarei sobre elas.




Evangelho
Mt:20,1-16;


1.Com efeito, o Reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar operários para sua vinha.
2.Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para sua vinha.
3.Cerca da terceira hora, saiu ainda e viu alguns que estavam na praça sem fazer nada.
4.Disse-lhes ele: - Ide também vós para minha vinha e vos darei o justo salário.
5.Eles foram. À sexta hora saiu de novo e igualmente pela nona hora, e fez o mesmo.
6.Finalmente, pela undécima hora, encontrou ainda outros na praça e perguntou-lhes: - Por que estais todo o dia sem fazer nada?
7.Eles responderam: - É porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele, então: - Ide vós também para minha vinha.
8.Ao cair da tarde, o senhor da vinha disse a seu feitor: - Chama os operários e paga-lhes, começando pelos últimos até os primeiros.
9.Vieram aqueles da undécima hora e receberam cada qual um denário.
10.Chegando por sua vez os primeiros, julgavam que haviam de receber mais. Mas só receberam cada qual um denário.
11.Ao receberem, murmuravam contra o pai de família, dizendo:
12.- Os últimos só trabalharam uma hora... e deste-lhes tanto como a nós, que suportamos o peso do dia e do calor.
13.O senhor, porém, observou a um deles: - Meu amigo, não te faço injustiça. Não contrataste comigo um denário?
14.Toma o que é teu e vai-te. Eu quero dar a este último tanto quanto a ti.
15.Ou não me é permitido fazer dos meus bens o que me apraz? Porventura vês com maus olhos que eu seja bom?
16.Assim, pois, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. [ Muitos serão os chamados, mas poucos os escolhidos.]


Evangelho do dia - Mateus 20, 1-16


RSS do Evangelho do Dia

Homilia do dia - Mateus 20, 1-16

RSS da Homilia do Dia

Santo do dia - San Maria Rainha


RSS de Santos do Dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário