sábado, 19 de maio de 2012




21ª Semana


Ne 9, 6-37: "Sois vós, Senhor, vós somente, que fizestes o céu dos céus e todo seu exército, e a tera e tudo o que ela contém, o mar e tudo o que nele se encerra; sois vós que dais a vida aos vossos seres e o exército dos céus vos adora".


Com estas maravilhosas palavras, os levitas começam uma das mais belas orações do Antigo Testamento. Creio que a estrutura desta oração é muito apropriada para a oração de Cura Interior. Partindo da experiência do perdão dos pecados, os levitas fazem uma longa descrição da história da salvação.


A oração começa com palavras de louvor pela beleza da criação. Depois vai se afunilando na vida e na história experienciada pelo povo de Deus. Recordando a aliança com Abraão, a libertação da escravidão pelo ministério de Moisés, reconhecem a própria fraqueza e os pecados cometidos.


Acima de tudo reconhecem que Javé é um Deus "sempre pronto ao perdão, clemente e compassivo, vagaroso em encolerizar-se e rico em bondade" (v. 17), e que por isso mesmo não os abandonou.


No decorrer da oração há duas experiências muito fortes: o pecado dopovo e a misericórdia de Deus. Este também deve ser um esquema muito bom para todos nós. Sempre devemos procurar perceber que nosso Deus é misericordioso e nos ama com amor infinito. Por fim, a oração termina com um grande pedido de ajuda.


Se também soubermos buscar sempre no Senhor a força para nossas quedas e fracassos, então teremos aprendido muito bem o que é Cura Interior.


Extraído do livro Seja Feliz Todos os dias - Pe. Léo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário