segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Leituras de hoje...

Primeira Leitura
Is:35,1-10


1.O deserto e a terra árida regozijar-se-ão. A estepe vai alegrar-se e florir. Como o lírio
2.ela florirá, exultará de júbilo e gritará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, o esplendor do Carmelo e de Saron; será vista a glória do Senhor e a magnificência do nosso Deus.
3.Fortificai as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes.
4.Dizei àqueles que têm o coração perturbado: Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus! Ele vem executar a vingança. Eis que chega a retribuição de Deus: ele mesmo vem salvar-vos.
5.Então se abrirão os olhos do cego. E se desimpedirão os ouvidos dos surdos;
6.então o coxo saltará como um cervo, e a língua do mudo dará gritos alegres. Porque águas jorrarão no deserto e torrentes, na estepe.
7.A terra queimada se converterá num lago, e a região da sede, em fontes. No covil dos chacais crescerão caniços e papiros.
8.E haverá uma vereda pura, que se chamará o caminho santo; nenhum ser impuro passará por ele, e os insensatos não rondarão por ali.
9.Nele não se encontrará leão, nenhum animal feroz transitará por ele; mas por ali caminharão os remidos,
10.por ali voltarão aqueles que o Senhor tiver libertado. Eles chegarão a Sião com cânticos de triunfo, e uma alegria eterna coroará sua cabeça; a alegria e o gozo possuí-los-ão; a tristeza e os queixumes fugirão.



Salmo Responsorial
Sal:85,9-10; Sal:85,11-12; Sal:85,13-14


9.Todas as nações que criastes virão adorar-vos, e glorificar o vosso nome, ó Senhor.
10.Porque vós sois grande e operais maravilhas, só vós sois Deus.
11.Ensinai-me vosso caminho, Senhor, para que eu ande na vossa verdade. Dirigi meu coração para que eu tema o vosso nome.
12.De todo o coração eu vos louvarei, ó Senhor, meu Deus, e glorificarei o vosso nome eternamente.
13.Porque vossa misericórdia foi grande para comigo, arrancastes minha alma das profundezas da região dos mortos.
14.Ó Deus, os soberbos se levantaram contra mim, uma turba de prepotentes odeia a minha vida, eles que nem vos têm presente antes os olhos.



Evangelho
Lc:5,17-26


17.Um dia estava ele ensinando. Ao seu derredor estavam sentados fariseus e doutores da lei, vindos de todas as localidades da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor fazia-o realizar várias curas.
18.Apareceram algumas pessoas trazendo num leito um homem paralítico; e procuravam introduzi-lo na casa e pô-lo diante dele.
19.Mas não achando por onde o introduzir, por causa da multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o arriaram com o leito ao meio da assembléia, diante de Jesus.
20.Vendo a fé que tinham, disse Jesus: Meu amigo, os teus pecados te são perdoados.
21.Então os escribas e os fariseus começaram a pensar e a dizer consigo mesmos: Quem é este homem que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão unicamente Deus?
22.Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, replicou-lhes: Que pensais nos vossos corações?
23.Que é mais fácil dizer: Perdoados te são os pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?
24.Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados (disse ele ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.
25.No mesmo instante, levantou-se ele à vista deles, tomou o leito e partiu para casa, glorificando a Deus.
26.Todos ficaram transportados de entusiasmo e glorificavam a Deus; e tomados de temor, diziam: Hoje vimos coisas maravilhosas.



         Evangelio do dia-

Lucas 5,17-26


RSS do Evangelho do Dia

Homilia do dia - Lucas 5,17-26

RSS da Homilia do Dia

Santo do dia - Sao Sabas


RSS de Santos do Dia




Nenhum comentário:

Postar um comentário