terça-feira, 23 de agosto de 2011

Família....

                              Fé
                             Amizade
                             Maturidade
                              Igualdade
                              Liberdade
                              Igreja
                             Amor

Como pode uma família “sobreviver” sem essas sete palavrinhas
mágicas  na vida a dois?
Penso muito sobre isso e, tento, me esforço,  pra viver todas elas no meu casamento...

Vamos refletir uma a uma?...

Fé... Pensa: o que seria de um casamento sem fé? Como todos sabem, viver a dois é uma árdua tarefa que temos que enfrentar diariamente.
Duas pessoas completamente diferentes dividindo o mesmo espaço, com gostos diferentes, gênios diferentes, times de futebol diferentes, ideais, muitas vezes, diferentes... Pensa no que aconteceria a cada dificuldade e sabemos bem, são muitas, a cada frustração financeira, a cada discução boba ou não, se não houvesse fé entre os dois...
Com fé em Deus, tudo se resolve. Não há dificuldade que seja intransponível para Deus e o casal, juntos, em oração, paciência, esperando o tempo de Deus tudo suporta...

Amizade... O primeiro sentimento que une um casal é a amizade, Afinal, não ficaríamos com alguém de quem não suportássemos conviver não é verdade?  A coisa mais certa que existe, é que no final da vida a dois, o que conta, é o carinho, a amizade e o respeito que os dois nutrem um pelo outro...

Maturidade... O que seria de um relacionamento sem maturidade... No primeiro problema, na primeira desavença ou discução, um já sairia ofendendo o outro, não escutando o que o outro tem a dizer, não pediria desculpas, nem perdoaria a falha da pessoa amada.
Somos humanos, falhamos e precisamos de maturidade pra reconhecer o erro, em si e no outro. Precisamos de maturidade para perdoar e, principalmente, pedir perdão...
Maturidade pra entender e respeitar o espaço do outro. Quando se discute, a melhor coisa a ser feita e dar um tempo, afastarem-se por um momento, refletir no que foi dito, pois é no momento de raiva que dissemos as piores coisas e a dor de uma palavra “mau dita” nunca mais será desfeita...

Igualdade... No casamento o homem não pode ser mais ou menos que a mulher, os dois tem que caminhar lado a lado, o que pode para um, tem que poder para o outro.
O respeito tem que ser mútuo, a confiança tem que vir de ambas as partes, não deve existir, o EU, o SOU, o TENHO, mas sim o SOMOS e TEMOS... Deveres iguais, direitos iguais.

Liberdade... Não podemos confundir liberdade com libertinagem. Não é porque somos casados que temos que viver um para o outro e mais nada... Antes de sermos dois, somos únicos e nossa liberdade de ir e vir deve ser mantida e respeitada. Cada um é responsável pelos seus atos e cada um de nós responderá por eles.
Muitos aprontam por ai e depois voltam pra casa como se nada tivesse acontecido. Homens olham mulheres com os olhos do mundo. A liberdade dentro do casamento consiste em olhar sua família com os olhos de Deus, fazer bom uso da liberdade é sem dúvida fazer o que Jesus disse: ”...amai-vos uns aos outros como eu vos amei” .
“Amo tudo o que possuo por isso deixo livre, se ficar é porque conquistei, se perder é porque jamais possuí.”

Igreja... Para nós o centro de tudo...
O que seria de nós sem a Igreja? Sem Deus? Sem a oração? Confesso que não rezo o terço todos os dias, que não leio a Bíblia todos os dias, que não vamos à missa todos os domingos como deveríamos  mas, todos os dias, no almoço e na janta, eu, meu marido e nossos filhos damos as mãos e agradecemos juntos pelo alimento. Não ouvimos outro tipo de musica que não seja musica religiosa e não só a católica, qualquer música que fale das coisas de Deus.
Nosso filho mais velho antes de dormir, faz em minha testa e na testa do pai dele, o sinal da cruz e retribuímos o gesto o abençoando para que tenha uma boa noite de sono.
Nossa filha de dois anos dá “ Boa noite Jesus” antes de dormir, diz anjinho mamãe, anjinho papai...
Nossa filha de cinco anos sabe discernir o programa que pode ver do que não pode ver, distingue o que é certo do que é errado.
Tentamos fazer a diferença na vida deles. Tentamos mostrar um Deus que nos ama do jeito que somos. Estamos fazendo a nossa parte pra deixar, não só um mundo melhor pra nossos filhos, como também filhos melhores para o mundo.

Amor... O amor não é último por acaso, ele é à base de tudo, sem amor não há nem pode haver respeito, amizade, companheirismo.
Não podemos educar nossos filhos sem amor. Não conseguimos perdoar os erros dos outros sem amor. Não conseguimos perdoar os nossos próprios erros se não nos amamos.
É o amor que nos alimenta, nos faz fortes e nos leva em frente.

Hoje em dia a família perdeu muito o seu valor, as pessoas estão se esquecendo de colocar em prática o que juraram diante de Deus.
Quando nós nos casamos um comentário que o padre fez marcou aquele momento.
Ele disse: “eu teria vergonha na cara e na personalidade se tivesse escolhido esses padrinhos para serem testemunhos e esse casamento durasse apenas por um tempo” ,  é verdade, mas a maior vergonha é se esquecer  de  que a promessa não é para os padrinhos mas para Deus.
Quando se forma uma família com as bênçãos de Deus é para sempre por isso é dito: “ o que Deus uniu o homem não separa” .
Abrir mão da família é abrir mão das bênçãos Que Deus derrama quando dizemos o nosso “sim”. Viver em família significa viver na dificuldade, na alegria, na tristeza, na saúde, na doença, todos os dias de nossas vidas até que a morte nos separe.
Agradeça a Deus todos os dias pela família que você tem e terás a sua recompensa lá no céu.
Que Deus abençoe todas as famílias..... Amém...

                                                    Vivi e Sandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário