sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Acredite em Deus...

Estamos passando por uma fase bem complicada na nossa família.
Tenho uma prima que fez uma cirurgia de redução de estômago a mais ou menos um ano e meio, e desde então a sua vida foi modificando.
Começou a emagrecer só que não se deu conta de que estava ficando doente, então começaram as dores, parou de se alimentar e acabou sendo internada às pressas no hospital e a partir dai começou a sua luta pela vida.
 Tem mais ou menos um mês que está se tratando e esta bem complicado, mas todos nós acreditamos que vai dar tudo certo.
Estamos rezando diariamente e o resultado estamos tendo.
Minha esposa é manicure e estava com poucas clientes, fez uma promessa em troca da saúde de sua prima, e  a cada dia que passa surge uma cliente nova como uma forma de presente de Deus pela intercessão que ela está fazendo pela prima.
Hoje recebemos a notícia de que ela está muito bem e logo logo vai poder ir para casa.
Não tenho dúvidas de que Deus está operando este milagre pois nunca deixamos de acreditar.
Se você esta com alguma dificuldade, em um beco sem saída, com medo,  inseguro ou qualquer coisa, tenha fé e acredite, confie em Deus e Ele vai te ajudar.
Que Deus abençoe a todos...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Faça o bem, evite o mal...


No seu caminho, Jesus desmascara os donos da estrutura antiga. Os fariseus deixam de lado a justiça e o amor de Deus e, para esconder roubos e maldades, se refugiam atrás de todo um aparato de falsa religiosidade. Os especialistas em leis se apossam da chave da ciência, isto é, interpretam as leis de acordo com seus próprios interesses; exercem assim controle ideológico sobre o povo, impedindo-o de ver as possibilidades de transformação.
A franqueza usada por Jesus no confronto com os seus adversários lhe permitia entrever o que se passava no coração deles. Recusava-se a pactuar com sua hipocrisia, denunciando o modo como pretendiam agradar a Deus. Essa liberdade de Jesus em denunciar o comportamento dos seus adversários só podia torná-lo alvo de ódio feroz.
A experiência do Mestre estava em perfeita consonância com a dos profetas do passado. Também eles foram perseguidos e mortos, sem que o povo desse ouvido a seus apelos. Em outras palavras, preferiu-se calar a voz de Deus ao invés de acolhê-la com humildade e desejo de conversão.
Mais que todos os profetas e mensageiros do passado, Jesus era a voz privilegiada de Deus na história humana. Na condição de Filho, fora enviado para proclamar o caminho da Salvação. Todas as Suas Palavras e ações deveriam levar as pessoas a se converterem para o Reino. No entanto, por parte de um grupo de escribas e fariseus, só encontrou fechamento e recusa de acolher o caminho que Ele lhes propunha.
A você que é sacerdote, líder de grupo, responsável de setor, catequista, professor, pai, mãe, enfim, a você que ocupa uma liderança – seja dentro do lar, da comunidade eclesial ou da sociedade civil – saiba que o Pai pedirá contas a você desse grupo de pessoas sob a sua responsabilidade, como pediu aos doutores da Lei e aos fariseus que derramaram o sangue dos profetas desde a criação do mundo. Tamanha insensibilidade clamou – e pode continuar clamando – aos céus! E a punição disso manifestou, e continua manifestando, a rejeição divina em pactuar com a maldade.
Deus quer que eu e você não façamos pacto com a maldade. Siga a lei da consciência. De pouco teria servido Deus ter gravado na natureza humana a lei moral – que dirige e salvaguarda a liberdade – se ao mesmo tempo não tivesse dado uma capacidade conatural de conhecê-la; de modo que os imperativos morais realmente orientem a conduta do ser humano para com Deus, que é o autor da Lei.
A Providência Divina não falha e, como ensina a Constituição Pastoral Gaudium et Spes do Concílio Vaticano II, no profundo de sua consciência o homem descobre uma lei que ele não deu a si mesmo, mas a qual deve obedecer e cuja voz ressoa, quando necessário, nos ouvidos de seu coração, chamando-lhe sempre a amar e a fazer o bem e a evitar o mal: faz isto, evita aquilo. O ser humano tem uma lei inscrita por Deus em seu coração, em cuja obediência está a dignidade humana e pela qual será julgado.
Lembro que a consciência é o núcleo mais secreto e o “sacrário” do ser humano, no qual ele está a sós com Deus, cuja voz ressoa no mais íntimo dela. Portanto, faça o bem e evite o mal. Assim, você será feliz diante de Deus e dos homens.

Sagrada Família...

A Sagrada Família esta no centro do Mistério do natal, José é o guardião de Jesus e de Maria, os protege do mal e da à direção certa para sua família. Maria é a Mulher forte e santa, que orna o seu lar de ternura e fé. Jesus é o filho obediente por excelência, por isso, cresce em estatura e sabedoria. Eis o modelo para nossas famílias, os pais precisam ser como São Jose guardiões de suas famílias e impedir todo e qualquer mal de entrar em sua casa. As mães precisam ser como Maria, cheias de amor, fé e ternura e os filhos como Jesus, que guardam o respeito e o temor aos pais. Hoje Domingo da Sagrada Família, rezemos pelas nossas e pelas famílias do mundo inteiro: 

Oração à Sagrada Família
Sagrada Família de Nazaré: ensina-nos o recolhimento, a interioridade, dá-nos a disposição de escutar as boas inspirações e as palavras dos verdadeiros mestres; ensina-nos a necessidade do trabalho, da preparação, do estudo, da vida pessoal interior, da oração, que Deus vê
em segredo. Ensina-nos o que é a Família, sua comunhão de amor, sua beleza simples e austera, seu caráter sagrado e inviolável. Amém (Paulo VI)
             
                                          Oração da Família
Ò Deus, de que procede toda paternidade no céu e na terra, Pai, que és Amor e Vida, faz que cada família humana sobre a terra se converta, por meio de teu Filho, Jesus Cristo “nascido de Mulher”, e mediante o Espírito Santo, fonte de caridade divina, em verdadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que se renovam.Faz que tua graça guie os pensamentos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo.Faz que as jovens gerações encontrem na família um forte apoio para humanidade s seu crescimento, na verdade e no amor.Faz que o amor, reafirmado pela graça do sacramento do matrimônio, revele-se mais forte que qualquer debilidade e qualquer crise, pelas quais às vezes passam nossas famílias.Faz, finalmente, te pedimos por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que a Igreja em todas as nações da Terra possa cumprir frutiferamente sua missão na família e por meio da família.Tu que és a Vida, a Verdade e o Amor, na unidade do Espírito Santo. Amém!(João Paulo II) 


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O bom samaritano...


Lucas: 20, 25-37

25.Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou:
Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?
26.Disse-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como é que lês?
27.Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento (Dt 6,5); e a teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).
28.Falou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isto e viverás.
29.Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?
30.Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto.
31.Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante.
32.Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante.
33.Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão.
34.Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele.
35.No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei.
36.Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?
37.Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo.



Esta passagem pra mim é muito importante porque através dela eu tomei uma decisão que modificou minha vida e da minha família.
Temos três filhos sendo dois por adoção e um biológico.
E para adotar nossa filha chamada Maria Clara, foi através desta passagem que fala do bom samaritano  que nos influenciou a tomar essa decisão.
Quando a Maria surgiu na nossa vida e minha esposa me telefonou perguntando o que faríamos, não tive dúvidas em procurar na palavra de Deus a resposta do por que, e o que deveríamos fazer.
E la estava a resposta: Lucas 20, 25-37.
Fazer o bem à quem precisa. 
A Maria era como aquele que foi assaltado e jogado a beira do caminho, porque sua mãe não quis, não tinha parentes ou alguém que quisesse cuidar dela.
Foi assim que ela apareceu na nossa vida.
Nesta dia 10 de outubro vai fazer cinco anos que ela está conosco, nos dando muito orgulho, felicidades e muito amor.
Uma data inesquecível para nós, o dia de Nossa Senhora Aparecida, foi assim que Maria Clara apareceu em nossas vidas e por isso ela tem esse nome, em  homenagem a nossa Mãe do céu.
Muito obrigado Senhor pela oportunidade de cuidar de um de seu filhos.



sábado, 1 de outubro de 2011

Efésios 5. 20-33...



20.Rendei graças, sem cessar e por todas as coisas, a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!
21.Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo.
22.As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor,
23.pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador.
24.Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos.
25.Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela,
26.para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra,
27.para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível.
28.Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
29.Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja -
30.porque somos membros de seu corpo.
31.Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne (Gn 2,24).
32.Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja.
33.Em resumo, o que importa é que cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido.

Meus queridos irmãos, viver como um casal segundo o que Deus nos ensina não é fácil.
Tem que se abrir mão de si em favor do outro, deixando de lado a sua própria vontade em favor da pessoa amada.
Enquanto se é namorado é barbada não é mesmo? Meu amor pra cá, minha vida pra lá, tudo é um mar de rosas, mas viver algumas horas do dia é muito diferente do que uma vida de casados.
Depois que se casam começam a aparecer as diferenças, e conviver com as diferenças não é de barbada.
Abrir mão de seus sonhos em favor do outro, deixar de sair com os amigos, claro que depois de casados as amizades também mudam, mas o abrir mão é que é complicado.
Um exemplo: eu gosto de futebol e minha mulher de novela os dois no mesmo horário e ai o que se faz?
Penso que deve se levar em conta o que realmente traz de bom para o casal.
Será que o futebol e a novela tem fundamento na vida conjugal?
A partir do momento em que qualquer coisa provoque divisão entre os dois, é bom parar e pensar no que realmente vale a pena.
Hoje em dia muitas famílias estão se destruindo porque não existe mais o abrir mão de si em favor do outro.
No versículo 21 nos diz que devemos nos sujeitar uns aos outros no temor de Cristo, portanto, é muitas vezes abrir mão de minha vontade por causa do outro.
Amor, respeito, carinho, pela pessoa amada é o grande segredo para se ter uma vida feliz a dois.